PLANO DE AULA- Usando o Geogebra no ensino de Matemática

PLANO DE AULA CONTEÚDO GERAL: Usando o Geogebra no ensino de Matemática. CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: Período: 07/05 à 22/05: 05 horas/aula - Geogebra e sua interface; • Definição do software Geogebra; • Apresentação da interface e sua divisão: Janela de álgebra, área de desenho e campo de entrada; • Apresentação de comandos e procedimentos para a construção de objetos no Geogebra; • Exemplificação de construções de objetos da Geometria Euclidiana Plana. 28/05 á 31/07: 05 horas/aula - Construção de figuras lúdicas com o Geogebra. • Construção do balão; • Construção do pentagrama. OBJETIVO GERAL: Desenvolver conhecimentos e habilidades necessários para a resolução de situações-problema que envolva a utilização do software Geogebra. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Marcar um ponto na área de desenho, utilizando a ferramenta novo ponto ou a entrada de comandos; - Saber construir um segmento de reta a partir de dois pontos ou com um comprimento fixo; - Determinar o ponto médio de um segmento de reta; - Traçar retas perpendiculares e/ou paralelas, utilizando a ferramenta adequada para a construção de cada objeto; - Determinar uma circunferência nas suas diferentes formas de construção, seja ela a partir do centro e um de seus pontos, dada centro e raio, ou a partir de três pontos; - Construir um polígono qualquer e/ou regular, utilizando (ou sem utilizar) a ferramenta Polígono ou Polígono regular; PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: - Introduzir a aula, a partir da definição e apresentação da interface do Geogebra. - Fazer a apresentação de comandos, seguida de exemplos simples de construções no Geogebra, relacionando dessa forma cada objeto a sua expressão algébrica. Além disso, buscar a participação efetiva do alunado no decorrer da aula. MATERIAIS: • Apostila “Usando o Geogebra no ensino da matemática”; • Computador; • Data show. AVALIAÇÃO: - Formativa: Para verificar até que ponto o alunado está ou não aprendendo, prestaremos atenção às suas colocações para examinar se elas refletem as compreensões que foram estabelecidas para o processo ensino-aprendizagem dos mesmos, sendo essas reveladas durante a exposição dialogada e a partir das discussões orais. - Quantitativa: A partir da aplicação de um exercício avaliativo, contendo 3 questões sobre o conteúdo ministrado, para verificar o nível de apreensão dos alunos sobre o que foi estudado. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: • SILVA, Aniete de Andrade; DA SILVA, Bismarque Ferreira; ALVES, Brauna Nascimento; DE SOUSA, Érica Vicente; LIMA, Marcella Luanna da Silva; TRAJANO, Maria Lúcia da Silva; DE OLIVEIRA, Serilany Bento. O Geogebra no Ensino da Matemática. VI Semana de Matemática da UFCG. Campina Grande, 2011.

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