PLANO DE AULA- Usando o Geogebra no ensino de Matemática
PLANO DE AULA
CONTEÚDO GERAL: Usando o Geogebra no ensino de Matemática.
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
Período:
07/05 à 22/05: 05 horas/aula
- Geogebra e sua interface;
• Definição do software Geogebra;
• Apresentação da interface e sua divisão: Janela de álgebra, área de desenho e campo de entrada;
• Apresentação de comandos e procedimentos para a construção de objetos no Geogebra;
• Exemplificação de construções de objetos da Geometria Euclidiana Plana.
28/05 á 31/07: 05 horas/aula
- Construção de figuras lúdicas com o Geogebra.
• Construção do balão;
• Construção do pentagrama.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver conhecimentos e habilidades necessários para a resolução de situações-problema que envolva a utilização do software Geogebra.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Marcar um ponto na área de desenho, utilizando a ferramenta novo ponto ou a entrada de comandos;
- Saber construir um segmento de reta a partir de dois pontos ou com um comprimento fixo;
- Determinar o ponto médio de um segmento de reta;
- Traçar retas perpendiculares e/ou paralelas, utilizando a ferramenta adequada para a construção de cada objeto;
- Determinar uma circunferência nas suas diferentes formas de construção, seja ela a partir do centro e um de seus pontos, dada centro e raio, ou a partir de três pontos;
- Construir um polígono qualquer e/ou regular, utilizando (ou sem utilizar) a ferramenta Polígono ou Polígono regular;
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:
- Introduzir a aula, a partir da definição e apresentação da interface do Geogebra.
- Fazer a apresentação de comandos, seguida de exemplos simples de construções no Geogebra, relacionando dessa forma cada objeto a sua expressão algébrica. Além disso, buscar a participação efetiva do alunado no decorrer da aula.
MATERIAIS:
• Apostila “Usando o Geogebra no ensino da matemática”;
• Computador;
• Data show.
AVALIAÇÃO:
- Formativa: Para verificar até que ponto o alunado está ou não aprendendo, prestaremos atenção às suas colocações para examinar se elas refletem as compreensões que foram estabelecidas para o processo ensino-aprendizagem dos mesmos, sendo essas reveladas durante a exposição dialogada e a partir das discussões orais.
- Quantitativa: A partir da aplicação de um exercício avaliativo, contendo 3 questões sobre o conteúdo ministrado, para verificar o nível de apreensão dos alunos sobre o que foi estudado.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
• SILVA, Aniete de Andrade; DA SILVA, Bismarque Ferreira; ALVES, Brauna Nascimento; DE SOUSA, Érica Vicente; LIMA, Marcella Luanna da Silva; TRAJANO, Maria Lúcia da Silva; DE OLIVEIRA, Serilany Bento. O Geogebra no Ensino da Matemática. VI Semana de Matemática da UFCG. Campina Grande, 2011.
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário