quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Projeto: Histórias em quadrinhos: Uma nova perspectiva do ensino da matemática (Profª Marinalda Simões)

Projeto: Histórias em quadrinhos: Uma nova perspectiva do ensino da matemática.
Professora orientadora: Marinalda Simões de Souza Limeira

    As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas como recurso didático nas aulas de matemática, pois, desenvolvem o interesse, a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos. É uma proposta didática interessante e que tem sido utilizada por vários professores.
    Através delas, exploramos diversos conceitos matemáticos: Conjuntos numéricos, Operações com números racionais, Potenciação, Porcentagem, Proporção, Regra de três simples, Estatística, etc. de forma lúdica e prazerosa.
    Nessa linha de pensamento, STOCCO ressalta:

Um tipo de texto sugerido para os alunos em aula de matemática   é a História em Quadrinhos, pois exerce um fascínio sobre os alunos e costuma ser um dos recursos de escrita nas aulas de matemática, pelo qual eles podem expressar-se com bastante interesse e certa facilidade. (STOCCO, 2001, P.63)

     Assim sendo, realizamos um projeto com os alunos da 7ªC(EJA) e 7ªD(EJA) da E.E.E.F.M Senador Argemiro de Figueiredo na cidade de Campina Grande-PB no qual os alunos desenvolveram atividades com utilização de HQs e criaram suas próprias revistas criativas usando conteúdos matemáticos trabalhados em sala.

     Destacamos, a seguir, algumas HQs criadas por eles.















































































Nenhum comentário:

Postar um comentário